LIVROS
Para estimular o contato com os livros e falar sobre a biblioteca começamos contando um pequena história e depois conversamos sobre a biblioteca.
Fizemos diversas perguntas, se já tinha visitado a biblioteca, se já tinha ficha, se já tinha tirado livros, etc.
Depois perguntamos como se acha um livro e levamos a conversa para chegarmos na classificação e ordenação que existe na biblioteca.
Propusemos um dia de bibliotecários, onde eles iriam olhar, folhear os livros que estavam no centro da roda, trocar ideias perguntar e finalmente decidir onde classificar. Entre os livros de língua estrangeira levamos uns em russo, alemão gótico e hebraico.
Mostramos as classificações para ver se conheciam todas: culinária, terror, idiomas estrangeiros, livros antigos, didáticos, histórias em quadrinhos, dicionários, animais, biografias.
Ressaltamos que era uma atividade de equipe e não uma competição.
Alguns logo começaram a classificar, outros ficavam folhando os livros e perguntando aos colegas ou as voluntárias para tirarem suas dúvidas e alguns pegavam um livro, iam para um canto e começavam a ler. Nós os deixamos bem a vontade.
A atividade foi um sucesso, atingimos nosso objetivo de estimular o contato com os livros.
Algumas crianças até separaram livros que iram emprestar no dia da biblioteca.
Vejam um pouco da animação!
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário