quarta-feira, 28 de março de 2018

A PELE DE BODE


Nesta história há um momento onde um sacerdote costura uma pele de bode sobre seu corpo. Por isso, pensamos em uma atividade que envolvesse costura. Aproveitando a proximidade da Páscoa, resolvemos costurar saquinhos em forma de coelho.

Tínhamos vários desafios, nossas crianças são pequenas de 6 a 11 anos e não queríamos usar agulhas. Acabamos optando por usar pedaços de juta, lã e, como agulha, usamos aquelas "colherinhas" de plástico para mexer cafezinho. Na verdade não são colheres e sim um palito de plástico com um furo na ponta. Perfeito! Ninguém iria furar ninguém!

As crianças, tanto meninas como meninos, ficaram muito animados para costurar. Tiveram muita dificuldade para entender o caminho para costurar o saquinho, quebravam a "agulha", perdiam a linha, costuravam do lado errado, torto,  davam nós, etc. Precisamos dar bastante assistência, ensiná-los que não precisavam se desesperar quando erravam, porque sempre dava pra desfazer e consertar. 

Foi muito gratificante verificar a satisfação e as carinhas de alegria quando finalmente entendiam o processo e conseguiam costurar.

Descobrimos que a juta acabou dando muito trabalho, pois desfia muito. Talvez o trabalho com a costura possa usar talagarça, que também é furadinha e não desfia e quem sabe, mais pra frente tentamos de novo usando agulhas grossas sem ponta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário