quinta-feira, 31 de julho de 2014

PROJETO MOSAICO

O projeto mosaico surgiu como uma atividade artística relacionada ao oriente médio, já que as histórias que estamos contando vêm das “1001 noites”, conforme vocês podem conferir em postagens mais antigas deste ano de 2014.


Numa primeira etapa, mostramos livros e fotos de mosaicos antigos e modernos e as crianças trabalharam livremente com papéis coloridos que recortaram de revistas.


Em outro momento, entregamos a eles o desenho de um minarete para eles colarem pedaços de E.V.A. colorido.



Tudo isso para prepará-los para o trabalho com as pastilhas de cerâmica. Nesta fase, as crianças receberam um pedaço de papel kraft onde copiamos um quadriculado de tal forma que as crianças, mesmo as mais pequenas pudessem produzir um ‘azulejo’ retangular, todos do mesmo tamanho.





Todos receberam as mesmas cores e foram orientados para colarem os ladrilhos dentro dos quadrados com a face para baixo. Isto, pois estávamos visando a posterior colocação dos ‘azulejos’ nas paredes da entrada do Centro São José.



Nesta segunda fase, foram as próprias voluntárias que trabalharam com cimento e cola. 







Após alguns dias voltamos para retirar o papel Kraft e fazer o rejunte.










Se você tiver interesse de reproduzir este trabalho, eis algumas coisas que aprendemos:

a.   Utilizar um papel kraft de gramatura bem baixa. Um papel mais fino facilitará a retirada. Nós usamos um muito grosso o que dificultou bastante a retirada, mesmo após molharmos várias vezes, fomos obrigados a usar espátulas para retirá-lo.

b.   Na hora de imprimir o quadriculado imprima em branco. Nós usamos cimento e cola branco, pois pretendíamos usar rejunte branco. O cimento e cola encostou-se à impressão e ficou manchado de preto. E esta tinta preta teve que ser raspada antes de fazermos o rejunte para completar os buracos. Também deu bastante trabalho.

c.    Não se esqueça de dar uma picotada na parede antes para o cimento e cola aderir melhor.



Tudo foi bastante trabalhoso, mas muito gratificante! As paredes serão pintadas para complementar o nosso trabalho.

As crianças estão encantadas com o resultado, alguns ficam muito tempo olhando e tentando descobrir qual foi o ‘azulejo’ que eles fizeram.



Os portais que separam a vida fora e dentro do Centro São José!












Nenhum comentário:

Postar um comentário