quinta-feira, 27 de junho de 2013


DIA DE FESTA


Finalmente chegou o dia da festa!


Os preparativos já foram bem divertidos. Na sala de atividades, montamos três estações.


A primeira para as pinturas de rosto com duas voluntárias. Usamos pintura em pasta, especial para o rosto. Alguns se pintavam sozinhos e outros pediam ajuda das voluntárias. Essas tintas saem facilmente, primeiramente com papel e depois com água.








Na segunda estação, uma voluntária ajudava as crianças a colocarem o cocar que tinham feito com nomes indígenas.






Na terceira estação ficava mais uma voluntária colocando colares e pulseiras que eles mesmos confeccionaram com bambus, contas e lã.


 




  

Os que iam terminando iam para o corredor desenhar numa faixa colada na parede sob a orientação de mais uma voluntária.







Normalmente, trabalhamos com 3 voluntarias em cada turno (manhã e tarde), mas desta vez pedimos socorro para mais algumas e no período da manhã, quando temos mais crianças, estávamos com cinco.

Antes de descer para a quadra, entregamos os chocalhos que eles fizeram.




Lá na quadra colocamos o som com a canção Tutu tupi e dançamos várias vezes com as crianças em roda seguindo a voluntária. Assim que acabava, pediam para dançar de novo.



Após as danças e cantorias, as cozinheiras no Centro São José e as moças da panificação fizeram ‘coisas de índio’, tapioca, mandioca cozida, milho cozido e pamonha. Uma delícia! Meninas da cozinha - VALEU!


Sabemos que vocês devem ter se atrasado com o almoço por nossa causa. Mas as crianças amaram e provavelmente não comeram nada na hora do almoço. Uma vez pode, não é?



 


Como a música ficou tocando repetidamente, percebemos que depois de se empanturrarem com os quitutes, algumas crianças começaram a dançar sozinhas a coreografia e pouco a pouco outras foram se juntando e nós voluntárias ficamos só olhando com aquele ar de orgulho e alegria.







Foi um grande sucesso que se repetiu no período da tarde!

Foi um encerramento que fechou com chave de ouro as atividades do primeiro semestre.

Um comentário: